Mari (PB) e CCA/UFPB estreitam cooperação para ações em saúde animal e desenvolvimento rural
A comitiva foi recebida pelo professor Dr. Bruno Oliveira, que conduziu a reunião, centrada em três temas principais: a participação do CCA na EXPOAGROMARI 2025, o fortalecimento da parceria entre a SMDEA e o CCA, e a colaboração entre a Secretaria de Saúde de Mari e o Centro de Medicina Veterinária da UFPB na implantação de uma política pública de Bem-Estar Animal no município.
No primeiro ponto da pauta, ficou definida a participação efetiva de servidores e estudantes da instituição na EXPOAGROMARI 2025, com a realização de palestras, exposição de serviços e produtos, e ações de extensão universitária. Após o evento, a SMDEA se comprometeu a apresentar um plano de trabalho conjunto com o CCA, visando à continuidade da cooperação institucional.
A segunda parte da reunião concentrou-se no debate sobre a criação de uma política municipal de Bem-Estar Animal, com foco no funcionamento do Castramóvel. A proposta prevê uma atuação conjunta entre a Secretaria de Saúde e o CCA/UFPB, que irá envolver desde o envio de residentes (estagiários) de Medicina Veterinária para atuação prática, até a capacitação de profissionais e o atendimento de casos mais graves no hospital veterinário da universidade.
O CCA/UFPB também colaborará na elaboração de um conjunto de ações permanentes voltadas ao cuidado com os animais no município, contribuindo tecnicamente com a formulação e execução da política pública.
Como encaminhamento, foi definido o prazo até 5 de setembro para a finalização da proposta. A assinatura do acordo de cooperação entre as partes está prevista para ocorrer durante a programação oficial da EXPOAGROMARI 2025.
Por Wagner Ribeiro