Empresas questionam edital de R$ 512 mil da Prefeitura de Mari (PB)

Licitação prevê compra de notebooks; exigências técnicas são apontadas como restritivas

Foto: Reprodução Google/ExpressoPB 

Empresas participantes do pregão eletrônico nº 015/2025, lançado pela Prefeitura de Mari (PB), apresentaram questionamentos técnicos ao edital. A licitação, prevista para 2 de junho, tem valor estimado de R$ 512.166,00 e visa à aquisição de notebooks para uso na rede municipal de ensino.

Os questionamentos foram enviados por meio do Portal de Compras Públicas e ainda não foram respondidos pela administração. Um dos pontos abordados é a exigência de que os equipamentos tenham webcam Full HD (1080p) e bateria de íon de lítio com, no mínimo, quatro células. Segundo fornecedores, essas especificações são incompatíveis com o restante do conjunto técnico descrito no edital, que prevê, por exemplo, processadores i3, e podem limitar a concorrência.


Também há dúvidas sobre a necessidade de os equipamentos virem com imagem ISO original de fábrica do sistema operacional Windows. Empresas alegam que nem todas as marcas disponibilizam esse recurso, sendo comum a pré-instalação digital com ativação via licença eletrônica — procedimento aceito pelo fabricante.

Outros pontos questionados incluem:

Prazo de entrega de 25 dias, considerado curto diante das exigências de qualidade e garantia.

Possibilidade de aceitação de documentos digitais, conforme legislação federal.

Exigência de nota fiscal única, apesar de os itens poderem ser adquiridos separadamente (CPU, monitor, teclado e mouse).

O edital foi publicado sob o identificador PNCP-08917106000166-1-000040-2025, com abertura agendada para 2 de junho, às 9h. Os questionamentos ainda aguardam resposta por parte da prefeitura.

Postagens mais visitadas deste blog

EDITORIAL | Lucinha e Acássio, respeitem o senhor Antônio Gomes

CARTA ABERTA | "O silêncio estratégico de um rompimento. Nós escolhemos falar."

EDITORIAL | O governo Lucinha da Saúde chega ao fim antes do tempo